Subscribe:

Ads 468x60px


"A caridade ensinada melhora os ouvidos. A caridade praticada aprimora os corações". Emmanuel

sexta-feira, 20 de novembro de 2015


O privilégio de ser Cambone

Por MARCIO MARTINS MOREIRA

TODOS SABEMOS da importância do cambone nos trabalhos de atendimento como, por exemplo, a responsabilidade da sustentação do trabalho espiritual, a segurança e a integridade física do médium incorporado, além das eventuais orientações práticas ao consulente umbandista.
Agora, acompanhar os atendimentos de forma consciente é uma oportunidade fantástica de aprendizado que o cambone tem no que se refere ao modo como os conteúdos e os argumentos fluem no atendimento. E já que o cambone está instruído para que não tenha qualquer preconceito, seja em relação aos consulentes ou mesmo às entidades, ele já está preparado para absorver boa parte do conteúdo, sem filtros e sem distorções provocadas por seus próprios conceitos.
Dizemos na PNL (Programação Neurolinguística) que a 3ª Posição Perceptiva (Posição do Observador) é a posição mais apropriada para analisar o relacionamento interpessoal, o rapport, os feedbacks, as estruturas profundas envolvidas no diálogo, ou seja, todos os recursos utilizados pelas entidades para promover uma mudança no consulente. É a possibilidade de analisar como funciona o modo de pensar das entidades.
É muito comum percebermos que as questões trazidas ao terreiro estão colocadas em níveis neurológicos relativamente básicos (em geral, comportamental e habilidades) e as entidades transformam tais questionamentos em assuntos maiores, em níveis neurológicos mais elevados (geralmente sistêmicos). Por exemplo: imagine uma mãe que pede por seu filho para que ele pare de se drogar (mudar tal comportamento indesejado). Normalmente uma entidade levantaria questões sobre o relacionamento em família (sistema), a interligação do indivíduo com a comunidade onde vive (sistema), a responsabilidade do próprio indivíduo e sua vontade em promover a mudança (identidade) e até mesmo sobre as coisas que o indivíduo acredita e seus valores de mundo (crenças).
Promover essa mudança de nível neurológico é fundamental para que se obtenha uma mudança evolutiva da vida do indivíduo, expandindo a visão do consulente, que antes era restrita e focada num comportamento para uma visão mais ampla de tudo o que está envolvido na situação.
Estar na posição de cambone, em 3ª Posição observando as questões, é um privilégio, pois permite perceber as estruturas de pensamento utilizadas e aprender a ver as questões e o mundo de um ponto de vista muito mais elevado.

Portanto, caro cambone, esteja atento aos atendimentos, sem interferências e sem julgamentos e agradeça essa oportunidade de aprendizado, fazendo valer estes momentos, estando verdadeiramente presente, não só nos atendimentos, mas em toda a vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Os Mais Lidos

Informativo

Este blog foi criado com o intuito de incentivar e direcionar os estudos sobre o espiritismo e a nossa querida Umbanda.

Todos os artigos postados são pesquisados e examinados com cuidado, com o intuito de informar e esclarecer os médiuns e afins.

Assim procuro sempre respeitar os direitos autorais de todas as postagens pesquisadas e publicadas, seja blog, livro, vídeo, texto, site e etc.

Portanto caso encontrem algo que seja de sua autoria, sem os devidos créditos, peço por gentileza avisar-me, pois o mesmo será corrigido imediatamente e ou até mesmo excluído se for a exigência.

Pensando nisso, isento qualquer médium da Associação Espírita Pai Kachambi dos artigos aqui publicados.

São de minha inteira responsabilidade e concordância as informações disponíveis neste blog.

Criador e administrador do blog Associação Espírita Pai Kachambi

Douglas Barbosa Blanco

contato@centroespiritapaikachambi.com.br