Subscribe:

Ads 468x60px


"A caridade ensinada melhora os ouvidos. A caridade praticada aprimora os corações". Emmanuel

quarta-feira, 7 de maio de 2014


O Estudo, o Conhecimento 
e o Poder

Por BRUNO STANCHI

SABEMOS que a Umbanda é uma religião onde não há dogmas, nem mesmo tabus, isso significa que nós, umbandistas, devemos ser, e somos, livres, significa que nossa religião não é castradora.
 Porém, ao contrário do que possa parecer, sermos livres nos torna muito mais responsáveis, unicamente responsáveis, seja por nossos pensamentos, seja por nossos atos, razão porque ser livre requer conhecimento.
É certo que para que possamos adquirir conhecimento, é necessário que estejamos desnudados de preconceitos e com a mente aberta e livre para recebermos novas informações e associá-las àquelas que já possuímos. Acreditar ser conhecedor de tudo e que já não há mais nada a ser aprendido, demonstra arrogância, prepotência e, o que é pior, traz grande prejuízo, ao passo que nos tira a oportunidade de conhecer e aprender o novo e de aprimorar o que já se conhece. François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (1694/1778), filósofo iluminista francês, afirmava que “É difícil libertar os tolos das armas que eles veneram”.
O conhecimento é um poder em si, mas para que adquiramos tal poder é necessário o estudo. É certo que não podemos abrir mão da prática, mas nenhuma boa prática afasta a necessidade da teoria, ao contrário, o estudo deve preceder à prática, para que não se corra o risco de se perder justamente pela falta do conhecimento.
Portanto, nós umbandistas, justamente por não estarmos subjugados a dogmas ou tabus, não devemos abrir mão do estudo, que é caminho seguro para obtermos o conhecimento.
Devemos procurar no estudo o alimento de nossa fé, pois se é o alimento que sacia nossa fome, o estudo é que sacia nossa fome de conhecimento, e qual é o ser humano que não tem fome de conhecimento? Sim, pois o conhecimento também é um caminho da evolução e a evolução, por sua vez, é o sentido amplo da vida!
Pois do contrário, se não fosse para evoluirmos, qual sentido teria nossas vidas?
O conhecimento é a luz que desfaz as trevas da ignorância, devendo ser aspiração do homem, razão pela qual Platão afirmava: “podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”.
Manter-se na ignorância pode ser cômodo ao tolo, que não se arrisca, prefere manter-se numa posição de conforto, porém, não o faz crescer, avançar, evoluir. É com esse sentimento que devemos seguir em frente, convidando nossos irmãos a seguirmos juntos, com sentimento de gratidão e respeito!


Texto extraído do Jornal de Umbanda Sagrada - Fevereiro/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Os Mais Lidos

Informativo

Este blog foi criado com o intuito de incentivar e direcionar os estudos sobre o espiritismo e a nossa querida Umbanda.

Todos os artigos postados são pesquisados e examinados com cuidado, com o intuito de informar e esclarecer os médiuns e afins.

Assim procuro sempre respeitar os direitos autorais de todas as postagens pesquisadas e publicadas, seja blog, livro, vídeo, texto, site e etc.

Portanto caso encontrem algo que seja de sua autoria, sem os devidos créditos, peço por gentileza avisar-me, pois o mesmo será corrigido imediatamente e ou até mesmo excluído se for a exigência.

Pensando nisso, isento qualquer médium da Associação Espírita Pai Kachambi dos artigos aqui publicados.

São de minha inteira responsabilidade e concordância as informações disponíveis neste blog.

Criador e administrador do blog Associação Espírita Pai Kachambi

Douglas Barbosa Blanco

contato@centroespiritapaikachambi.com.br