Subscribe:

Ads 468x60px


"A caridade ensinada melhora os ouvidos. A caridade praticada aprimora os corações". Emmanuel

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Preconceito


...”Creio que a atual confusão que se faz nas terras brasileiras quanto ao espiritismo e à umbanda fez surgir uma espécie de reserva nos chamados médiuns de mesa em relação aos médiuns de terreiro. O estigma gerado foi tão grande que os irmãos espíritas parecem “tremer nas bases” toda vez que alguém confunde as duas religiões. É claro que sou a favor do esclarecimento do povo e da sociedade em geral, mas, primeiramente, é preciso fazê-lo no meio onde impera essa confusão, isto é: entre espíritas e umbandistas. Por que tanto desconhecimento e mal entendido assim, meu Deus?
Espiritismo é espiritismo e disso nenhum de nós duvida, assim como umbanda é umbanda e não há como deixar de distinguir as duas coisas. No entanto, a guerra que se faz por ai contra os espíritos que se manifestam como pretos-velhos e caboclos é tão grande que serve apenas para fortalecer o preconceito.
Da mesma forma, ninguém ignora que muitas instituições espíritas veneráveis, embora de forma velada, acabam aceitando a presença desses companheiros desencarnados, como pais-velhos, pois sabem que a forma exterior não é nada, mas a essência é tudo.
Fico aqui pensando e rascunhando meus escritos: será que nossos companheiros de doutrina espírita acham que espírito atrasado só pode ser preto-velho? Será que brancos idosos, com olhos azuis e cabelos loiros, acaso não podem ser espíritos obsessores?
É necessário voltar para o que ensina Allan Kardec em o Livro dos médiuns. Ele esclarece que o espírita, tanto o evocador quanto aos médiuns, deve se ocupar mais com a análise do conteúdo² da comunicação que com que a forma ou o nome com que se manifesta o comunicante; observar o que o espírito diz, sua elevação moral. Todavia, diante de tanto receio com relação a essa tremenda confusão religiosa, o que muitos estão fazendo é exatamente o oposto do recomendado pelo Codificador. Esquecem-se do conteúdo – ou melhor, nem deixam o espírito comunicar-se direito, pois logo querem doutrina-lo. Só porque o infeliz resolveu manifestar-se como preto-velho! Também, que assim seja: por que, afinal de contas, ele não escolheu ser branco velho? Talvez assim pudesse fazer seu trabalho direito... pelo menos, entre muitos espíritas³”.

² “Os espíritos superiores nenhum outro sinal têm para se fazerem reconhecer além da superioridade das suas ideias e de sua linguagem” (kardec. O livro dos médiuns... Op. Cit. p. 401, 23º)

³ “ Há pessoas que se deixam seduzir por uma linguagem enfática, que apreciam mais as palavras do que as idéias, que mesmo tomam idéias falsas e vulgares por sublimes. Como podem pessoas, que não estão aptas a julgar as obras dos homens, julgar as dos Espíritos?” (Idem, 26º)
   
Do Livro Aruanda (Capa vermelha), Robson Pinheiro, pelo espírito Ângelo Inácio.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Os Mais Lidos

Informativo

Este blog foi criado com o intuito de incentivar e direcionar os estudos sobre o espiritismo e a nossa querida Umbanda.

Todos os artigos postados são pesquisados e examinados com cuidado, com o intuito de informar e esclarecer os médiuns e afins.

Assim procuro sempre respeitar os direitos autorais de todas as postagens pesquisadas e publicadas, seja blog, livro, vídeo, texto, site e etc.

Portanto caso encontrem algo que seja de sua autoria, sem os devidos créditos, peço por gentileza avisar-me, pois o mesmo será corrigido imediatamente e ou até mesmo excluído se for a exigência.

Pensando nisso, isento qualquer médium da Associação Espírita Pai Kachambi dos artigos aqui publicados.

São de minha inteira responsabilidade e concordância as informações disponíveis neste blog.

Criador e administrador do blog Associação Espírita Pai Kachambi

Douglas Barbosa Blanco

contato@centroespiritapaikachambi.com.br