Perispírito : Conceito
“Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo
modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de
envoltório ao Espírito propriamente dito.”
( Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 93)
“O Laço ou perispírito, que prende ao corpo o Espírito, é uma
espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do evólucro mais
grosseiro (Corpo Físico). O Espírito conserva o segundo que lhe constitui um
corpo etéreo, invisível para nós no estão normal.”
(Allan Kardec: O Livro dos Espíritos. Introdução, item 6)
Allan
Kardec indaga aos Espíritos Superiores:
-
“O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como
pretendem alguns, está sempre envolto numa substancia qualquer?”
A que os Espíritos respondem:
“Envolve-o uma substancia, vaporosa
para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa,
entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”
Comentando
essa resposta, Kardec cria a palavra perispírito (do grego Peri, em torno e do
latim spiritus, alma, espírito) para designar esse envoltório do Espírito, por
comparação com o perisperma, que envolve o gérmen do fruto.
Hão
dito (afirma Kardec) que o Espírito é uma chama, uma centelha. Isto se deve
entender com relação ao Espírito propriamente dito, como principio intelectual
e moral, a que se não poderia atribuir forma determinada. Mas, qualquer que
seja o grau em que se encontre, o Espírito estará sempre revestido de um envoltório,
ou perispírito, cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e se eleva
na hierarquia espiritual. De sorte que, para nós, a ideia de forma é inseparável
da de Espírito e não concebemos uma sem a outra. O perispírito faz, portanto,
parte integrante do Espírito, como o corpo o faz do homem. Porém, o perispírito
por si só, não é o Espírito, do mesmo modo que só o corpo não constitui o
homem, porquanto o perispírito não pensa. Ele é para o Espírito o que o corpo é
para o homem: o agente ou instrumento de sua ação.
Quando
encarnado o Espírito, o perispírito é o aço que o prende ao corpo físico. Esse
laço é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do invólucro
mais grosseiro. O espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo
invisível para nós no estado normal.
O homem é, portanto, formado de três
partes essenciais:
1º - O Corpo ou ser matéria,
análogo ao dos animai e animado pelo mesmo princípio vital;
2º - A alma,
Espírito encarnado que tem no corpo sua habitação;
3º - O princípio
intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro
envoltório ao Espírito liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o gérmen, o
perisperma e a casca.
A respeito do uso dos termos alma e
Espírito, Kardec assinala:
“Seria
mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e o
termo Espírito para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico;
mas, como não se pode conceber o princípio inteligente isolado da matéria, nem
o perispírito sem ser animado peo princípio inteligente, as palavras alma e Espíritos
são, no uso, indiferentemente empregadas uma pela outra; filosoficamente, porém,
é essencial fazer-se a diferença.”
É oportuno ressaltar que o perispírito
tem tido outras denominações, das quais destacamos: corpo espiritual ou psicossoma (Espírito André Luiz); corpo fluídico (Leibniz); mediador plástico (Cudworth); e o modelo organizador biológico (Ernani G. Andrade).
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